fbpx
Bem Vindo a You Need It Online Shop!
Close
Avenida General Roçadas, 99 Lisboa
910-988-053 - Atendimento Whatsapp atendimento@youneeditloja.com
Horário de Atendimento: Seg a Sext - 10:00 às 12:30 / 15:00 às 17:30
Temperatura Basal: o que é, como medir e registar

Saber o período fértil de uma mulher nem sempre é fácil, mas existem algumas formas que lhe permitem entender quando ocorre a ovulação para ter relações sexuais com maior frequência.

Se está a tentar engravidar, vamos falar sobre um método que irá lhe ajudar a calcular a data da sua ovulação e a reconhecer os melhores dias para conceber. Esse método é chamado de Temperatura Basal. 

Todos os meses e ao longo do seu ciclo menstrual, você deverá medir e registar a temperatura basal num gráfico. Registar por determinado tempo, irá ajudá-la a estabelecer uma curva de temperatura para identificar quando ocorre a ovulação.

O que é a temperatura basal?

A temperatura corporal basal é a temperatura do corpo medida através da boca ou da vagina, que deve ser aferida imediatamente após a pessoa acordar, antes de qualquer atividade, sem sair da cama, se mexer o mínimo possível e de preferência que seja no mesmo horário.

Como Medir a Temperatura Basal

  • Sempre durma pelo menos de seis a oito horas continuamente antes de medir a temperatura corporal basal para garantir uma leitura precisa.
  • Procure medir sempre na mesma hora, mas o mais importante é que você tenha ficado adormecida pelo menos por seis horas antes da medição.
  • Preencha um gráfico com as temperaturas do mês todo.
  • Comece a medição no primeiro dia do ciclo menstrual, independentemente do dia do mês em que lhe veio o período. Ou seja, o primeiro dia que descer o sangue vivo e não com cor acastanhado.
  • Faça um novo gráfico para cada ciclo.

Ao final de cada mês, o gráfico irá mostrar antes da ovulação um período de temperaturas baixas (à volta dos 36,7ºC, por exemplo), seguida de uma fase de temperatura elevada (acima dos 37ºC).

A ovulação acontece no último dia antes da subida de temperatura.

Modelo de Gráfico Basal

Preencha o gráfico e verifique-o depois de dois ciclos e procure por algum padrão. Você precisa registar a temperatura corporal basal por pelo menos dois ciclos menstruais para obter padrão da sua fertilidade.

Fique atenta a qualquer padrão no gráfico, como aumento ou queda da temperatura durante o mesmo período do ciclo em ambos os meses.

Para grande maioria das mulheres, o período mais fértil ocorre dois dias antes de a temperatura corporal basal aumentar ou antes do início da ovulação. Se a temperatura corporal basal permanecer elevada por mais do que 18 dias após o início da ovulação, faça um teste de gravidez.

Mas se não quiser engravidar, evite a relação sexual a partir do início do ciclo menstrual até três ou quatro dias após o aumento da temperatura corporal basal. Ainda assim você não deve confiar nessa forma de contracepção até que você atenha usado por alguns meses.

Add Comment

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image