fbpx
Bem Vindo a You Need It Online Shop!
Close
Avenida General Roçadas, 99 Lisboa
910-988-053 - Atendimento Whatsapp atendimento@youneeditloja.com
Horário de Atendimento: Seg a Sext - 10:00 às 12:30 / 15:00 às 17:30
Saiba mais sobre a falta de fertilidade masculina

A fertilidade é e sempre foi um assunto delicado, que deve ser conversado com cautela, tanto com homens quanto com mulheres. Ela existe nos dois sexos, assim como pode haver casos de infertilidades neles também.

O desejo de construir uma família é muito comum em casais que começaram a sua vida, e há sempre planeamentos e desejos relacionados a esse âmbito. Ter um bebé é algo sério e que necessita muita responsabilidade, e por isso a conversa e o respeito devem ser constantes e mútuos.

Mas, e quando a fertilidade masculina é afetada? O que fazer neste caso? É possível recuperá-la? Será possível ter filhos futuramente com o meu companheiro? Se isto está a ocorrer em sua realidade, fique calma, leia o texto a seguir e saiba como você e seu parceiro irão passar por isso.

O que é a infertilidade masculina?

A falta de fertilidade masculina é basicamente a incapacidade de poder gerar ou produzir espermatozoides em níveis viáveis para que o óvulo seja fecundado, assim resultando uma gravidez.

Ou seja, a partir do momento que todos os processos do corpo masculino não estiverem relativamente comuns e em bom funcionamento, a fertilidade masculina pode diminuir, resultando em tristeza e frustração.

Há diversos motivos relacionados a insuficiência dos espermatozoides e sua quantidade, e isso pode ser por problemas de saúde, estilo de vida e outros pontos que serão discutidos ao longo do artigo.

Como saber se meu parceiro está apresentando infertilidade?

“Se o casal está a tentar há tempos ter um filho e não utiliza métodos contraceptivos, mas mesmo assim não consegue, é possível que haja algum problema de saúde”

Assim como a maioria dos problemas físicos e corporais, é necessário fazer diversos exames, como por exemplo um check-up completo e também um teste de fertilidade, no qual será possível entender de forma certeira se há algum problema ou não.

Ele se chama espermograma, e deve ser feito a partir de recomendações médico que irá acompanhar o homem, que é o Urologista. O exame irá avaliar tanto a quantidade assim como a qualidade do sêmen.

Ele é feito em laboratório, de forma privada, no qual o sêmen deve ser recolhido após o próprio paciente praticar a masturbação. Após isso, essa coleta segue para estudos para identificação de hormônio e outros elementos que estão no material, como a prolactina.

Além disso, serão feitos outros exames, como:

  • Urina tipo 1
  • Ultrassom pélvico
  • Exame físico

Após todos os exames prontos, a consulta será revelatória, e o casal entenderá qual o problema que acarreta a infertilidade e se realmente ela existe naquele organismo. Assim, será possível mudar hábitos e até realizar tratamentos.

Quais as principais causas da infertilidade masculina?

A causa da infertilidade de cada indivíduo será descoberta somente com exames e avaliações médicas, ou seja, o texto não irá diagnosticar ninguém, porém falaremos sobres os motivos mais comuns que causam este problema.

Modo de vida

Sim, os hábitos das pessoas e o estilo de vida que elas seguem podem diminuir suas capacidades corpóreas e até levar os órgãos reprodutivos a uma deficiência, por isso cuidar do corpo é tão importante.

Alguns hábitos que ajudam neste problema são:

  • Fumar e beber excessivamente
  • Estar acima do peso ou obeso
  • Utilizar drogas injetáveis e anabólicos

Todos estes pontos acarretam em uma deficiência hormonal, fazendo com que o homem se torne infértil, que os testículos encolham e que a produção de sêmen seja reduzida de forma que não é mais frutífera.

Mas calma, é possível resgatar este tempo que foi perdido e melhorar a saúde de seu corpo. Para que seja possível, é recomendado que o seu parceiro para de fumar e beber, que perca peso e mude os hábitos alimentares. Iniciar práticas esportivas e acompanhar os resultados com o médico também é recomendável.

Varicocelo

Este nome difícil de ser pronunciado é um dos mais frequentes motivos da infertilidade no homem. Ela produz uma dilatação nas veias dos testículos, fazendo com que o sangue do local se acumule e eleve a temperatura.

Esse processo interfere de forma direta na produção de espermatozoides, dificultando a fecundação e na produção dos mesmos. Tanto um quando os dois testículos podem ser acometidos, e devem ser tratados o quanto antes.

Quando positivo o resultado, é necessário solucionar este problema a partir de uma cirurgia simples, na qual a alta é dada no mesmo dia, ou no máximo no próximo dia, a depender da recuperação.

Infeções

Outro problema relacionado a falta de fertilidade pode ser interligado a infecções no aparelho reprodutor masculino, que se muito fortes e não cuidadas, podem prejudicar a produção de espermatozoides.

Uma das maiores complicações que podem causar este problema é a Caxumba. Que pode acometer toda essa região e deixar sequelas e comprometimentos que podem se complicar se não for cuidada.

Então, para que seja possível evitar essa situação, é necessário ir ao médico e tomar as medicações indicadas para o problema que está em questão. Seja um antibiótico, um antiviral ou um antifúngico, é necessário fazer o tratamento até o final, sem desistir.

Complicações na ejaculação

Se seu parceiro possui algum problema no momento da ejaculação, seja ela retrógrada ou ausente, isso pode impossibilitar a saúde perfeita dos órgãos.

Este problema necessita de tratamento médico, no qual irá ajudar na saída e no desenvolvimento do sêmen.

Genética

Por fim, a falta de fertilidade pode ser causa por problemas genéticos, e por isso o parceiro pode de forma natural, não produzir sêmen, ou produzi-lo de um modo muito reduzido, dificultando a fecundação.

Esse problema, por ser congênito, é difícil de ser recuperado, mas é possível tentar a gravidez a partir de técnicas de reprodução assistida, ou seja, com ajuda profissional de qualidade, na qual trabalhará com fertilização in vitro e outros métodos.

fertilidade masculina

Como lidar com a infertilidade masculina?

É necessário entender que em todos os casos há soluções positivas, e desde a uma mudança do hábito para uma vida mais saudável até modos mais técnicos de tentativas de fecundação são totalmente possíveis.

O problema já existe, então o importante é o casal entende-lo em meio a apoio e respeito, assim a procurar a melhor opção, seja ela tentativas médicas, naturais ou até mesmo a adoção.

Como podemos ver, há muitos porquês de um problema tão íntimo como este. Então para que seja possível abordá-lo de um modo leve, converse, entenda e participe do tratamento com sua dupla.

A falta de fertilidade pode acontecer com qualquer pessoa, e pode afetar a pessoa psicologicamente de um modo muito forte, por isso, a paciência é uma das principais aliadas nesta luta, que será vencida.

Add Comment

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image