fbpx
Bem Vindo a You Need It Online Shop!
Close
Avenida General Roçadas, 99 Lisboa
910-988-053 - Atendimento Whatsapp atendimento@youneeditloja.com
Horário de Atendimento: Seg a Sext - 10:00 às 12:30 / 15:00 às 17:30
Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual da mulher é onde começa todo ciclo da vida. Quando uma menina menstrua (menarca), significa que uma vida já pode começar a gerar uma outra vida. Uma gravidez depende da ovulação para acontecer e essa por sua vez da relação sexual para que a gravidez aconteça.

Podemos começar a analisar como funciona o ciclo menstrual através da duração do ciclo da mulher, se há algum problema que o impeça de transcorrer normalmente e outros fatores.

O ciclo menstrual pode variar entre 25 e 35 dias. E embora muitas pessoas acreditem que o ciclo menstrual médio dure cerca de 28 dias, um estudo que analisou mais de 30 000 ciclos em mais de 2300 mulheres veio a demonstrar que a duração média do ciclo é de 29,1 dias, com um desvio padrão de 7,5 dias e um intervalo de predição de 95% entre 15 a 45 dias”.

A fertilidade vai caindo com o tempo porque os óvulos vão envelhecendo. Eles começam a amadurecer e a ser liberados, um a um, mensalmente. É por isso que a fertilidade decai quando a mulher fica mais velha.

Como funciona o Ciclo Menstrual?

O ciclo menstrual é fundamental para a reprodução e a falta dele é um dos primeiros sintomas e sinais de que uma gravidez possa estar presente. Então, o ciclo menstrual atrasará e também alguns outros sinais aparecerão.

Um primeiro fator importante a ser considerado para quem está a tentar engravidar é conhecer o próprio ciclo menstrual. Dessa forma as relações sexuais podem ocorrer em datas com mais chances de sucesso.

Para calcular o período fértil da mulher é necessário conhecer qual é o seu ciclo. O primeiro dia de fluxo vermelho é o marco inicial do ciclo menstrual.

O período fértil da mulher (em ciclos de 28 dias) é 14 dias antes da menstruação, a considerar que está ocorre quando se inicia o fluxo vermelho e não o sangramento de borra, que possui um tom mais castanho. Essa confusão pode dificultar o cálculo correto do período fértil e influenciar no sucesso da fertilização.

Caso a mulher tenha um ciclo de 25 dias, por exemplo, o período fértil dela será no 11º dia do ciclo, pois deve-se subtrair 14 dias do total de dias que tem o ciclo. A conta vale para todas as mulheres que o ciclo varie entre 25 e 35 dias.

Para engravidar a mulher deve ter relações no meio do período do ciclo menstrual que é quando o período fértil começa. O ciclo menstrual é frequentemente dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase lútea.

Fases do Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é frequentemente dividido em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase lútea.

Folicular

Esta fase altamente variável começa no primeiro dia da menstruação. Os primeiros 5 dias são seguramente inférteis em mais de 99% de todos os ciclos. O número total de dias seguramente inférteis depende de muitos fatores.

Nos 5 dias férteis antes da ovulação, as temperaturas são baixas e o colo do útero está mole e aberto. O corrimento, agora viscoso, alimenta e protege os espermatozoides. Só nestas condições é que os espermatozoides conseguem sobreviver 3 a 5 dias enquanto aguardam pela ovulação.

Ovulatória

A ovulação acontece no primeiro dia de temperaturas mais elevadas ou num dos 2 dias anteriores. Após a ovulação, o óvulo sobrevive apenas durante 12 a 18 horas. O aumento maciço de progesterona que se segue impede novas ovulações.

Fase Lútea

A progesterona fecha o colo do útero, seca o corrimento e os espermatozoides deixam de conseguir sobreviver. Mas apenas a alteração de temperatura típica a que se seguem temperaturas mais elevadas estáveis indica que a ovulação ocorreu de facto e que a fase infértil começou.

Todas as fases do ciclo menstrual são estimuladas por hormonas e essas fazem toda a “mágica” acontecer. Todas essas hormonas são estimuladas por diversas partes do aparelho reprodutivo, mas são efetivamente lançados no corpo pela hipófise (uma glândula no cérebro). A hipófise é responsável por quase todos os hormônios do corpo tanto do homem como da mulher.

Add Comment

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image