fbpx
Bem Vindo a You Need It Online Shop!
Close
Avenida General Roçadas, 99 Lisboa
910-988-053 - Atendimento Whatsapp atendimento@youneeditloja.com
Horário de Atendimento: Seg a Sext - 10:00 às 12:30 / 15:00 às 17:30
Ciclo Anovulatório ou Anovulação, o que é?

Uma das principais causas da infertilidade feminina é a dificuldade de ovulação, conhecida também por anovulação crônica ou Síndrome dos Ovários Poliquísticos.

Mas o que é Ciclo Anovulatório? A Anovulação ou Ciclo anovulatório é quando os ovários não liberam um óvulo durante um ciclo menstrual e sem a ovulação não ocorre a menstruação.

Esse termo não se refere a mulheres que não ovulam porque ainda não tiveram a menarca (primeira menstruação) ou já estão na menopausa (fim da vida reprodutiva feminina). A anovulação crônica é uma causa comum de infertilidade e pode ter muitas possíveis causas.

Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses; isto é, um óvulo amadurece e é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Se a fecundação não ocorre, vem a menstruação.

O ciclo menstrual é comandado por hormônios para que funcione como um relógio. Porém, algumas vezes esse mecanismo falha e a ovulação não ocorre. A isso denominamos anovulação. No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum.

Causas e Sintomas

A anovulação (ausência de ovulação) pode ter alguns sintomas clássicos e bem identificáveis, mas quem acompanha a temperatura basal consegue identificar com muita facilidade um ciclo anovulatório. Sabendo que a ovulação causa uma queda e uma subida imediata, no ciclo anovulatório isso não acontece.

A temperatura se mantém na média sem variações como em um ciclo ovulatório. Então, detectar um ciclo anovulatório pode ser simples!

Existem várias causas de anovulação, a maioria das quais são os desequilíbrios hormonais que interrompem o ciclo reprodutivo da mulher. Outras causas da anovulação podem ser problemas de fertilidade, fatores de estilo de vida, SOP,  problemas da tireoide ou da hipófise, excesso ou baixo peso, exercícios físicos muito intensos (típico de atletas e competidoras) entre outros.

É importante acompanhar o seu ciclo menstrual para que você saiba se há algo estranho a acontecer com sua ovulação. Alguns dos sintomas mais comuns de anovulação são períodos irregulares, períodos menstruais excessivos ou a falta de períodos menstruais, temperatura corporal basal irregular, e em alguns casos a ausência total de sintomas  que normalmente acontecem num ciclo menstrual normal.

Além de infertilidade, a anovulação crônica pode causar ou agravar outros problemas de longo prazo, como hiperandrogenismo (masculinização), aumento de peso ou osteopenia (ossos frágeis) pela baixa quantidade de estrógenos. Desempenha um papel central nos múltiplos desequilíbrios e disfunções do Síndrome dos Ovários Poliquísticos.

Como saber que não estou a ovular?

Na maior parte das vezes, a menstruação atrasará alguns dias e a mulher nem notará a anovulação. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou.

Se o sangramento é muito menor que o normal (oligomenorreia) ou deixa de acontecer (amenorreia), a anovulação é considerada crônica. A repetição desses episódios é um sinal de alerta. A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos.

Por que mesmo sem ovulação algumas mulheres menstruam

Se uma mulher não está a ovular, pode não fazer muito sentido que ela menstrue com certa regularidade, mas há uma razão para que isso ocorra. O estrogênio pode ser liberado lentamente no corpo de uma mulher, mas  não atinge os níveis necessários para a ovulação.

Em determinado momento, os níveis de estrogênio começam a cair drasticamente, isso fará com que ocorra um sangramento causado pela privação de estrogênio. Exatamente como acontece com as mulheres que usam anticoncepcionais.

Esse sangramento pode ser confundido com um período menstrual normal. Outra razão para ocorrer hemorragia anovulatória é quando, lentamente ao longo do tempo, o endométrio se acumula tanto que o revestimento do útero não pode ser mantido. Esse tipo de sangramento é o mais comum.

Existe tratamento para o problema?

O ciclo anovulatório é comum, acontece sempre com as mulheres, nem todos os 12 meses do ano a mulher ovula. Com umas acontece em maiores quantidades e com outras em menores quantidades e não tem problema algum!

Não quer dizer que você não seja fértil, as vezes os ovários precisam de um tempo para descansar. A não ser que tenha algum hormônio alterado, fora isso é perfeitamente normal.

Existem vários exames capazes de descobrir exatamente o que está a causar a anovulação. Na falta de tratamento, a anovulação pode gerar um quadro de infertilidade, mas ela  não é um bicho de sete cabeças. Passar por ciclos anovulatórios não determina a sua condição fértil e não indica que a maternidade por  via natural está descartada.

Na verdade, anovulação é relativamente fácil de tratar e é reversível na grande maioria dos casos.

O tratamento é específico para a causa e assim que se souber o diagnóstico, o tratamento deverá ser iniciado. Se o tratamento não for feito, a anovulação pode se transformar em infertilidade.

Perseverança

O que você pode fazer também para reverter os efeitos da anovulação é mudar seu estilo de vida! Isso inclui incluir uma rotina de exercícios e uma dieta saudável, abolir o estresse, drogas, álcool, fumo, e excessos alimentares também são medidas importantes.

Fazer mudanças positivas no seu estilo de vida é essencial  para o tratamento da anovulação e pleno restabelecimento da capacidade ovulatória. Claro que nem sempre só isso resolve, e por isso a consulta médica é indispensável e o tratamento sugerido não deve ser ignorado.

Essas são informações gerais sobre anovulação e não substituem uma consulta. Portanto, procure sempre um médico para fazer o acompanhamento correto desse período. Só ele pode solicitar os exames necessários e dar o diagnóstico e tratamento corretos para você.

Gostou desse artigo e deseja mais informações sobre o assunto? Então, siga o nosso blog e curta a nossa página no Facebook e acompanhe os próximos conteúdos!

Add Comment

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme
Background pattern
Background image